Diversidade - muitas formas de ler e aprender o mundo

a experiência Semana Senac de Leitura 2020 digital.

Autores

  • Cristiane Camizão Rokicki Senac São Paulo
  • Aline Fernanda de Carvalho Senac São Paulo
  • Talita da Silva Carlos Langen Senac São Paulo
  • Audrey Batista Ribeiro Senac São Paulo

Palavras-chave:

Eventos, Rede de Bibliotecas Senac São Paulo, Semana Senac de Leitura e Diversidade.

Resumo

A equipe responsável pelo evento Semana Senac de Leitura do Senac São Paulo no ano de 2020 precisou repensar o formato da atividade que já estava em sua 5ª edição, com o tema Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo. Diante de um cenário de pandemia e sem perspectivas de mudanças rápidas e retorno para as ações presenciais, o evento que costumeiramente acontecia de forma presencial e tinha apenas a abertura como uma ação ao vivo, no canal do Senac São Paulo no Youtube, se viu em um novo desafio, que não era exclusivo do grupo envolvido, já que aulas, palestras e várias atividades educacionais e socioculturais estavam acontecendo no formato virtual. O artigo tem como premissa descrever os bastidores e os detalhes de cada etapa dessa reorganização e reinvenção do evento, a participação das equipes, a seleção e uso das tecnologias presentes, a seleção do público-alvo, a comunicação e divulgação do evento, bem como a atuação dos convidados e todo o planejamento envolvido para a execução da Semana. Por fim apresentamos os resultados alcançados com o novo formato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Camizão Rokicki, Senac São Paulo

Mestre em moda, cultura e arte pelo Centro Universitário Senac São Paulo, com pesquisa sobre cultura material. Especialista em Gerenciamento de Sistemas e Serviços de Informação pela FESPSP. Atualmente é coordenadora da Rede de Bibliotecas do Senac SP, sendo responsável em desenvolvendo soluções educacionais pela Gerência de Desenvolvimento. De 2012 a 2014 foi Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da oitava região.

Aline Fernanda de Carvalho, Senac São Paulo

MBA em Gestão de Negócios pela USP de Piracicaba (2018), graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - Ênfase Tecnológica e Empresarial (2014). Atua na gestão de bibliotecas desde 2017, tendo experiência com bibliotecas públicas e escolares.

Talita da Silva Carlos Langen, Senac São Paulo

Mestra em administração de empresas pela Faculdade Campo Limpo Paulista - SP, MBA em Gestão Escolar pela USP de Piracicaba, Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Senac-SP, graduada em Biblioteconomia pela Unesp. Estudante de Gerenciamento de Projetos e DPO em formação pela Exin.

 

Audrey Batista Ribeiro, Senac São Paulo

Especialista em Marketing pela Faculdade Cásper Líbero. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano. Técnica em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Macunaíma. Atua em bibliotecas há 21 anos com atendimento, pesquisa, projetos de incentivo à leitura e ações culturais. Atualmente, integra a equipe da Gerência de Desenvolvimento do Senac São Paulo.

 

Referências

ASSIS, Rinaldo Francisco de; LEAL, Angela Regina; SILVA, Talita Aparecida. Semana Senac de Leitura: as bibliotecas atuando pelo fortalecimento de incentivo à leitura. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento. Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 62-69, 2017. Disponível em: https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/40/32. Acesso em: 7 de jan. 2021.

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO. Regulamento Prêmio Jabuti 2020. [S. l.]: Câmara Brasileira do Livro, 2020. Disponível em: https://www.premiojabuti.com.br/regulamentopremio-jabuti-2020_atualizado.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. [São Paulo]: Instituto Pró-Livro, 11 set. 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-daleitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 17 mar. 2021.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA trend report 2019 update. [The Hague]: IFLA, 2019. Disponível em: https://trends.ifla.org/files/trends/assets/documents/ifla_trend_report_2019.pdf. Acesso em: 4 de jan. 2021.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Deslizando sobre as andas ou apanhados pela maré?: navegando no ambiente da informação em evolução. [The Hague]: IFLA, 2013. Disponível em: https://trends.ifla.org/files/trends/assets/ifla-trend-report_portuguese.pdf. Acesso em: 4 jan. 2021.

JARDIM, Débora Jardim; BORGES, Luis Claudio; FAILLA, Zoara; CORDEIRO, Carli. Inclusão e leitura no Brasil. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., 2021, São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 14 out. 2020. 1 vídeo (1h 41 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H_VdtQzWhq8&t=231s. Acesso em: 17 mar. 2021.

JESUS, André Felipe Lino de; PEREIRA, Bielo; PAULANI, Cristiane A.; REBOUÇAS, Yuri; LIMA, Thila Pedrozo. Literatura e diversidade: o que precisamos aprender. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., 2021, São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 13 out. 2020. 1 vídeo (1h 35 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lIWQ5zWPkfY&t=115s. Acesso em: 17 mar. 2021.

LINDEMANN, Catia Rejane; MONTEIRO, Ciro Athayde Barros; MELO, Janaína França de; FONSECA, Karina Nonato; MENON, Gustavo Menon. A Leitura em ambiente carcerário. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., 2021, São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 16 out. 2020. 1 vídeo (1h 34 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hRFnW9sniVo&list=PLrIFTXpnSDd1duRN5a4vmuov8oJ1OvmQX&index=2. Acesso em: 17 mar. 2021.

MAGALHÃES, Anna Claudia; LEOCADIO, Carol; MOREIRA, Vitor; CARDOZO, Yuri; BOTAN, Heitor Botan. Literatura periférica: entre a realidade, sala de aula e o vestibular. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., 2021, São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 16 out. 2020. 1 vídeo (1h 28 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hMbiDEV4h0c&t=365s. Acesso em: 17 mar. 2021.

MALAQUIAS, Izete; FALVO, Marielle; CAPARICA, Victor; VENÂNCIO, Paulo. Deficiência visual: muitas formas de ler o mundo. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., 2021, São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 14 out. 2020. 1 vídeo (1h 26 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b-_DoeiPmgo&t=405s. Acesso em: 17 mar. 2021.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

OLIVEIRA, Lígia Santos; PORTO, Eunice; NASCIMENTO, Isabela Cristina do; MADUREIRA, Aelita Graziela Gomes; SELES, Aurora. Mulher: leitura do mundo e seus desafios. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 15 out. 2020. 1 vídeo (1h 31 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wiHiP3Hwdxo&t=1068s. Acesso em: 17 mar. 2021.

PEREIRA, André Pereira; ROKICKI, Cristiane Camizão Rokicki; ANDRADE, Gustavo Alves de; MOURA, Sandra Assis Moura; SELES, Aurora. Qual a importância da leitura na saúde emocional. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., 2021, São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 17 out. 2020. 1 vídeo (1h 45 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VEK7yL0bi3I&t=373s. Acesso em: 17 mar. 2021.

SÃO PAULO (Cidade). Guia de acessibilidade em eventos. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.intranet.sp.senac.br/intranet-frontend/uploads/download/arquivo/315478. Acesso em: 27 mar. 2021.

SELES, Aurora; ORTIZ, Esmeralda do Carmo; BROGNA, Marcos Roberto Souza; JEKUPE, Olívio; CORDEIRO, Carli. Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., 2021, São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 13 out. 2020. 1 vídeo (1h 43 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yZcPP1rYGVU&t=5573s. Acesso em: 17 mar. 2021.

SENAC. Departamento Regional de São Paulo. Manual para seleção, planejamento e operacionalização de eventos: manual de eventos. São Paulo: Senac São Paulo. 2015. Disponível em: http://www.intranet.sp.senac.br/intranet-frontend/sisnormas/detalhes/4558/1/eventos/PR/0. Acesso em: 27 mar.2021.

SENAC. Departamento Regional de São Paulo. Proposta pedagógica. São Paulo: Senac São Paulo. 2005. Disponível em: http://www.intranet.sp.senac.br/intranet-frontend/sisnormas/detalhes/1023/3/proposta%20pedag%C3%B3gica/O/0. Acesso em: 23 mar. 2021.

SILVA, Annabela Pavão; CAMARGO, Daniel; RUY, Wallie; SANTOS, Tatiana Estrela dos. Diálogos transvestigêneres: resgates de culturas e novas narrativas. In: SEMANA SENAC DE LEITURA DIGITAL, 5., 2021, São Paulo. [Live]. São Paulo: Senac São Paulo, 15 out. 2020. 1 vídeo (1h 30 min). Publicado pelo canal do Senac São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wsf4FNYkrZg&list=PLrIFTXpnSDd1duRN5a4vmuov8oJ1OvmQX&index=5. Acesso em: 17 mar. 2021.

Downloads

Publicado

14.09.2021

Como Citar

ROKICKI, C. C. .; CARVALHO, A. F. de; LANGEN, T. da S. C.; RIBEIRO, A. B. . Diversidade - muitas formas de ler e aprender o mundo: a experiência Semana Senac de Leitura 2020 digital. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 6, n. esp., p. 103–123, 2021. Disponível em: https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/83. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)